UFJF analisa incidência da Covid-19 em diferentes municípios do país

Integrantes do EcoNúcleo, grupo de pesquisa do Departamento de Economia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) produziram artigo que analisa a incidência de casos de Covid-19 em municípios brasileiros de diferentes dimensões. A pesquisa foi publicada na Revista de Economia e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e está disponível neste link.

O estudo denominado “Características municipais e a pandemia de Covid-19: uma análise aplicada para municípios de Minas Gerais” foi desenvolvido pelos docentes Juliana Gonçalves Taveira, Hilton Manoel e Vinícius Firme. O objetivo foi promover análise estatística das relações entre algumas características dos municípios mineiros e o número de casos e mortes por Covid-19.

Durante a pesquisa, consideraram-se dados cross-section (com casos/óbitos acumulados até 21 de abril/2021), sobre os municípios de Minas Gerais, e usaram-se os estimadores de Mínimos Quadrados Ordinários, Poisson e Binominal Negativo, além da técnica Extreme Bounds Analysis.

Os resultados apontaram que locais quentes, poluídos, tipicamente urbanos, desiguais, com maior atividade econômica, circulação de empregados, e histórico de comorbidades seriam mais acometidos pela doença, com maior incidência e casos letais.

Por outro lado, cidades pequenas, com mais unidades básicas de saúde e populações jovens, teriam menos casos e óbitos pela doença. A mortalidade diminuiria entre os jovens e aqueles com maior educação, bem como entre os jovens e em cidades com até 150 mil habitantes e poucas chuvas.