Home Na Mídia Inep lança painel de estatísticas do Censo Superior

Inep lança painel de estatísticas do Censo Superior

0
0

Nesta terça-feira, 27 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou o Painel de BI (Business Intelligence) do Censo da Educação Superior. A plataforma está disponível no portal da Autarquia e apresenta as principais estatísticas e os indicadores resultantes do Censo da Educação Superior.

O objetivo da ferramenta é facilitar a consulta dos usuários às informações estatísticas do nível superior brasileiro. A iniciativa é mais uma ação do Instituto visando à divulgação de informações em transparência ativa, conforme indicado pela Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 8.777, de 11 de maio de 2016).

As informações disponibilizadas no Painel da Educação Superior estão organizadas a partir dos diferentes focos do censo (instituições de ensino, cursos de graduação, vagas, matrículas, docentes, entre outros). Apresentadas por meio de gráficos, tabelas e mapas, elas podem ser acessadas por qualquer pessoa com interesse nas informações sobre a educação superior no Brasil, como gestores e técnicos da administração pública nas diferentes esferas de governo, assessores legislativos, jornalistas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, pesquisadores, entre outros usuários.

Tendo em vista o grande volume de informações sintetizadas, o Inep organizará, para 2023, algumas ações para orientar os usuários da plataforma, como transmissões ao vivo e treinamentos de grupos específicos de usuários.

Melhorias – Em breve, o Inep disponibilizará um link para os usuários informarem problemas encontrados na plataforma ou apresentarem sugestões de melhoria. As ferramentas passarão, constantemente, por atualizações de aprimoramento, visando atender às necessidades do usuário. Desse modo, algumas formas de apresentações dos dados poderão ser alteradas, conforme o retorno dos usuários sobre a usabilidade da ferramenta.

InepData – O Painel de BI do Censo da Educação Superior integra o InepData, conjunto de painéis que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto. A Autarquia permite o uso dos dados e a reprodução total ou parcial dos painéis ou das informações extraídas da plataforma, desde que a fonte seja citada. Todos os dados disponibilizados estão de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Acesse o Painel do Censo da Educação Superior

Saiba mais sobre o Painel de BI do Censo da Educação Superior

Saiba mais sobre o InepData

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe uma resposta

Vejam também

Ministro da Educação visita obras de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Rio de Janeiro (RJ) nesta segunda-feira,…