UFCA incentiva inscrição de voluntários/as para apoiar o atendimento ao povo Yanomami Fonte: https://ufca.edu.br

Foto: Igor Evangelista/Ministério da Saúde

Em virtude da necessidade de apoio à assistência sanitária da população indígena Yanomami, que está passando por grave situação de emergência em saúde pública, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio de ofício assinado pela Vice-Reitora no Exercício da Reitoria, Laura Hévila Inocêncio Leite, e enviado para a Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), divulga o recebimento de inscrições, por parte do Ministério da Saúde, de novos/as voluntários/as que desejem apoiar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cadastro é voltado para pessoas que atuem na área da saúde. As inscrições são feitas por meio do site do Ministério da Saúde.

O acionamento de voluntários/as busca reforçar o atendimento em território Yanomami, após o Governo Federal decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em decorrência de desassistência à essa população indígena.

Força Nacional do Sus

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Pode ser convocada pelo Ministério da Saúde em casos de declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin); por solicitação do Comitê Gestor da FN-SUS; por solicitação dos entes federados; e para integrar ações humanitárias e em resposta internacional coordenada, quando solicitada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e/ou Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Com informações do Ministério da Saúde