Cefet-RJ irá sediar Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

Na última quarta-feira (18), a Direção-Geral do Cefet/RJ recebeu, na Unidade Maracanã, a comitiva da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), composta pela atual presidente da entidade, Adriana Tonini, o ex-presidente, Nival Almeida, e a secretária executiva, Pâmela Mezzomo. Após o encontro, ficou definido que o Cefet/RJ será a sede da próxima edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), que deverá acontecer no mês de setembro de 2023.

No período da manhã, os convidados conheceram as instalações da unidade e, à tarde, se reuniram com os diretores do Cefet/RJ para traçar os próximos passos para a realização do evento. A presidente da Abenge valorizou a importância de ter uma instituição como o Cefet/RJ como anfitriã do Cobenge, especialmente no ano em que se comemora o cinquentenário da associação. “Estou muito feliz por poder realizar o evento nesta instituição, que tem contribuído para a sociedade brasileira em diversas áreas em prol do desenvolvimento econômico e social”, declarou Tonini, que faz parte da nova gestão da Abenge, iniciada em janeiro de 2023, e é a primeira mulher à frente da associação.

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, ressaltou que a instituição sempre teve uma participação muito forte no Cobenge, além de tradição em engenharia, tendo seu primeiro curso implantado em 1966. Atualmente, já são 20 cursos na área. “Considero uma oportunidade ímpar e um orgulho abrigar esse evento de enorme importância”, destacou o dirigente. Motta também lembrou que, por ser uma instituição diferenciada, o Cefet/RJ atua nos três níveis de ensino (médio/técnico, graduação e pós-graduação) e o evento dará oportunidade de participação aos docentes dos três níveis.

Já a vice-diretora, Gisele Vieira, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, destacaram alguns dos pontos fortes do Cefet/RJ, que fizeram a instituição ser confirmada como sede do evento. “Tivemos um grande crescimento das atividades de pesquisa e de notas dos programas de pós-graduação. Na última avaliação da CAPES, quase metade dos programas aumentaram sua pontuação”, ressaltou Boloy. Por sua vez, Gisele Vieira salientou a qualidade dos cursos de graduação, que habitualmente são submetidos a avaliações do MEC e obtêm excelentes resultados no Índice Geral de Cursos (IGC) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O chefe do Departamento de Pesquisa (DEPEQ), Marco Braga, reforçou também que alguns experimentos inovadores vêm sendo implementados na instituição, como o Expin48 e o Invent for the Planet, eventos voltados à promoção da inovação e do empreendedorismo e que demonstram a importância do Cefet/RJ na área temática do Cobenge.

Para saber mais informações sobre a Abenge e sobre o Cobenge, acesse o site oficial da associação.