Home Universidades Federais UnB e Agence Universitaire de la Francophonie estudam parceria

UnB e Agence Universitaire de la Francophonie estudam parceria

0
0

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e o secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Pereira de Almeida, reuniram-se com representantes da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), nesta quinta-feira (26). No encontro, realizado no Salão de Atos, as duas instituições conversaram sobre retomar parceria suspensa em 2019, o que permitirá a estudantes, professores e técnicos concorrer em editais para pesquisa, publicação, mobilidade, entre outros.

Márcia Abrahão considera a cooperação uma oportunidade de avançar na internacionalização da Universidade, uma das prioridades da gestão. “Temos tradição em colaborações. Conseguimos ampliar ainda mais a presença da UnB no cenário mundial. Hoje, nosso principal parceiro internacional é a França”, destacou a reitora.

O diretor regional para as Américas da AUF, Saulo Neiva, ressaltou a importância que a UnB tem na educação superior do Brasil e o reconhecimento internacional obtido por meio de rankings. “Estamos convencidos de que a Universidade de Brasília tem muito a contribuir com a Agência. A governança aplicada na UnB é um exemplo”, disse o diretor.

AGENCE – A AUF é a maior rede de universidades no mundo, com mais de mil membros, em mais de 119 países. No Brasil, 17 instituições são associadas. Todas as universidades francesas e francófonas do Canadá são membros. A Agência é, também, parceira reconhecida por diferentes instâncias internacionais como a União Europeia. Entre os objetivos da entidade estão oferecer apoio financeiro, intercâmbio de conhecimento, diplomacia científica, suporte pedagógico e empregabilidade para os estudantes.

PARA O MUNDO – Esta gestão tem como um dos focos a internacionalização da Universidade de Brasília e a preparação dos estudantes para atuar além do local. Em novembro de 2022, a UnB foi eleita presidente do Grupo Tordesilhas de Universidades, uma cooperação entre instituições brasileiras, espanholas e portuguesas para vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômico, e que visa colaborar nos campos de ciência, tecnologia e inovação.

Atualmente a UnB é filiada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), à Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), ao Ibero International Higher Education (Iberonex), ao programa Geminae da Rede Unita. “Iniciamos também o processo de participação na United Nations Academic Impact (Unai), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, adiantou o secretário Virgílio Almeida.

No último biênio, a instituição firmou 111 acordos com universidades estrangeiras; esteve em três feiras internacionais; colocou 30 estudantes em mobilidade; distribuiu 70 bolsas de doutorado sanduíche e 13 bolsas de professor visitante.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UFPE identifica duas novas espécies de esponjas marinhas

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) da Universidade Fede…