UFMG recruta voluntários diabéticos para participarem de programa que ajuda no controle da doença

O Projeto Diabetes College Brasil, estudo multicêntrico realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá, está convocando voluntários com diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes para um programa de exercícios físicos sistematizado, associado à educação em saúde.

O objetivo do projeto é avaliar os efeitos de um programa de exercícios físicos e educação para mudanças no estilo de vida e melhora das condições de saúde em pessoas com pré-diabetes ou diabetes.

O número de pessoas com diabetes vem aumentando em todo o mundo, principalmente em países de média e baixa condição socioeconômica, como o Brasil. O Brasil é o 6º país do mundo com maior número de pessoas com diabetes. Além de trazer sérias limitações à qualidade de vida, pode causar muitas complicações como doenças cardíacas, vasculares, renais, na visão, entre outras.

Por esses motivos, programas que possam que ajudar no controle da doença são muito relevantes.

O programa conta com 3 meses de sessões de exercício físico e aulas de educação de temas relacionados ao controle do diabetes e poderá ser realizado presencialmente, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG ou remotamente (no domicilio).

Para participar do estudo os interessados devem ter acima de 18 anos, diagnóstico de pré-diabetes, diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2, liberação médica para prática de exercícios físicos.

Os interessados não podem ter limitações clinicas, físicas ou cognitivas que impeçam ou limitem a prática de exercícios físicos.

As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail diabetescollegeufmg@gmail.com ou pelos telefones/WhatsApps (31) 99289-0092 e (31) 98982-8430.

Matéria originalmente publicada no G1