UFOP pesquisa perfis metabólicos do câncer de bexiga

Os pesquisadores da UFOP Katiane Nogueira, do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI), e Leonardo Brandão Nogueira, do Departamento de Geologia (Degeo), publicaram um artigo científico sobre o câncer de bexiga no Journal of Pharmaceutical Analysis, em colaboração com os pesquisadores poloneses Thomasz Ruman e Joanna Niziol, da Rzeszów University of Technology.

O artigo “Metabolomic and elemental profiling of blood serum in bladder cancer” é resultado do estudo realizado pelos pesquisadores na busca por traçar os perfis metabólicos e elementares e determinar potenciais biomarcadores do câncer de bexiga.

Amostras de tecidos de bexiga foram analisadas por três métodos: Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Espectrometria de Massas por Ionização e Dessorção a Laser (LDI-MS) e Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Todas as análises foram realizadas nos laboratórios da UFOP.

Os resultados indicam a presença de um perfil de biometais nos órgãos avaliados que pode ser validado para o rastreio do câncer de bexiga usando apenas exames de sangue.

A pesquisadora Katiane Nogueira, que coordena o Laboratório de Neurobiologia e Biomateriais, destaca que a parceria com os poloneses “melhorou muito a questão da internacionalização da Universidade”, e que a pesquisa “tem um impacto imenso, não só científico, mas para a área da biotecnologia”. A colaboração também abriu a possibilidade de utilização futura do mesmo biomarcador para a identificação da Doença de Alzheimer.

A pesquisa teve início em 2018, com a ida dos pesquisadores da UFOP à Universidade Politécnica de Rzeszów, na Polônia, quando percebeu-se a possibilidade de colaboração mútua entre as instituições.

A visita foi realizada por meio de edital do programa de mobilidade internacional Erasmus+, fomentado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Confira o artigo.