Universidade Federal de Goiás recebe embaixada de Trinidad e Tobago para discutir possibilidade de parcerias

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu representantes da embaixada de Trinidad e Tobago no Brasil, do Governo de Goiás e da Universidade Federal de Catalão (UFCat), na tarde desta quinta-feira (2/2), para discutir possibilidades de parcerias entre o país caribenho e as universidades goianas.

O encontro se deu na sala de reuniões do Prédio da Reitoria, localizado no Câmpus Samambaia (Regional Goiânia). Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, destacou que a Universidade faz esse movimento de aproximação com diferentes países, visando acelerar o seu processo de internacionalização.

“Nós temos uma grande responsabilidade e preocupação com o desenvolvimento de projetos, parcerias, no que tange ao fortalecimento da região Centro-Oeste do país. É uma política muito importante para nós e a UFG estará aberta para todas as possibilidades”, complementou.

O embaixador de Trinidad e Tobago, Gerard Greene, afirmou que é uma grande felicidade receber o convite para conhecer a UFG e discutir ações cooperativas que possam fomentar a educação e formação profissional. “Estamos dispostos em estabelecer essa relação, através de intercâmbio, parcerias e trocas de experiências”.

Giordano de Souza, assessor especial de Relações Internacionais do Governo de Goiás, pontuou os benefícios de um acordo colaborativo para o ensino goiano e afirmou que há o interesse de colocar Catalão nesse circuito internacional também. “Por menor que seja o projeto, é de grande valia o nosso esforço. O espaço estará aberto, e a comunidade acadêmica atende, aproveita e se beneficia com esse tipo de intercâmbio cultural”.

Por sua vez, Rafael Ávila, diretor de Relações Internacionais da UFCat, disse que a instituição de ensino superior está disposta e tem interesse em novos projetos para trilhar o caminho da internacionalização. “Acredito que essa é a primeira de várias oportunidades, encontros, que estão por vir”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião: os pró-reitores de Graduação e de Pós-Graduação, Israel Trindade e Felipe Terra; a secretária de Relações Internacionais e sua adjunta, Lais Thomaz e Rejane Ribeiro-Rotta; a secretária administrativa da embaixada de Trinidad e Tobago, Lesie Ann Gill; e a esposa do embaixador, Cheryl Greene.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Matéria originalmente publicada em Diplomacia Business