UFTM estuda prevenção e tratamento da micose histoplasmose

O artigo Comparative Genomics of Histoplasma Capsulatum and Prediction of New Vaccines and Drug Targets (Genômica Comparativa de Histoplasma capsulatum e Predição de Novas Vacinas e Alvos de Drogas), resultante do Trabalho de Conclusão do Programa de Residência Multiprofissional da UFTM, da aluna Paula Cristina Silva Almeida, foi publicado no dia 2 de fevereiro de 2023 no periódico centífico internacional sobre micologia, Journal of Fungi. Paula Cristina é biomédica e finalizou a residência multiprofissional em 2022, período em que desenvolveu o projeto orientado pela professora Fernanda Machado Fonseca, do Departamento de Biomedicina da UFTM, e co-orientada pelo professor Kennio Ferreira Paim, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFTM.

O estudo

A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pela inalação dos esporos do fungo Histoplasma capsulatum. É uma doença endêmica nas Américas, apesar de ser encontrada em todo o mundo. Após a inalação dos esporos fúngicos a partir do ambiente, especialmente aqueles ricos em fezes de morcegos como grutas e cavernas, o paciente pode desenvolver desde uma infecção assintomática e autolimitada (regredindo espontaneamente) a manifestações mais severas como doença pulmonar crônica e infecção sistêmica.

A maioria dos pacientes infectados imunocompetentes permanece assintomática ou desenvolve apenas sintomas leves e inespecíficos. Por outro lado, pacientes imunocomprometidos, especialmente aqueles com HIV, podem apresentar piora progressiva da doença resultando em doença pulmonar grave, ou mesmo disseminação para outros órgãos, como fígado, baço, orofaringe, linfonodos, pele e adrenais. O progresso da doença é influenciado por fatores como estado imunológico do hospedeiro e exposição a uma quantidade considerável do fungo.

Atualmente, não existem vacinas para prevenir a histoplasmose e o tratamento antifúngico disponível apresenta toxicidade moderada a alta. No estudo, são apresentados quatro alvos candidatos para a produção de vacinas contra H. capsulatum, por meio da vacinologia reversa, técnica que tem se mostrado bastante promissora e confiável no desenvolvimento de vacinas para diversos outros microrganismos.

Além disso, foi possível prever quatro proteínas citoplasmáticas classificadas como boas candidatas a proteínas e, por meio do docking molecular(*) realizado para cada alvo identificado, foram encontrados quatro compostos naturais que apresentaram interações favoráveis com as proteínas alvo. “Assim, os resultados do nosso estudo podem auxiliar no desenvolvimento de potenciais vacinas e novos medicamentos que possam mudar o cenário atual do tratamento e prevenção da histoplasmose”, constatou a autora do estudo.

Acesse o artigo: https://www.mdpi.com/2309-608X/9/2/193

Representação 3D da interação de cada alvo com seu respectivo composto natural. Em dourado está representada a estrutura 3D do alvo da droga encontrada. Em tons de azul estão representadas as estruturas dos compostos naturais. Entre as duas estruturas estão listras verdes, que representam as pontes de hidrogênio de cada interação e ao lado de cada uma estão descritos os resíduos do sítio ativo que fizeram parte dessa interação (Fonte: os autores).