UFAM – Projeto leva as ciências exatas para público infanto-juvenil

Com o objetivo de levar as ciências exatas para adolescentes e jovens amazonenses, o projeto “Ciência com as Caboclas Kirimbaua Auaeté para o Amazonas”, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e aprovado no âmbito do “Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulga a palestra “Equações diferenciais com retardos: história, motivação e problemas em aberto”, ministrada pela professora da Universidade de Brasília, Jaqueline Godoy Mesquita. A atividade ocorre na tarde desta quinta-feira, 16, às 14h, nas salas 106 e 107 do ICE.

O projeto é coordenado pela professora Maria Rosillene Barroso dos Santos e realiza atividades diversas sempre envolvendo a divulgação científica para despertar o interesse pela ciência no público participante. Para acompanhar a palestra da professora Jaqueline Mesquita, basta comparecer ao local do evento. Não há a necessidade de inscrição.

Além da palestra, o projeto realizará na sexta-feira, 17, a Feira de Exposição Científica em duas escolas públicas de Manaus: das 9h às 11h, na Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio e, das 14h às 16h, na Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista. Na programação, estão incluídas atividades com arduíno, jogos matemáticos, programação linear, entre outras.

Em março, no dia 08, será realizada uma conversa com as Caboclas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No dia 09, está prevista a palestra com Julia Jaccoud, aluna de mestrado do ICMC-USP e divulgadora científica no canal do Youtube Amatemaniaca.

Participantes das palestras receberão certificados de horas complementares desde que preenchida a lista de frequência de cada atividade.