Unirio publica livro sobre filosofia e pedagogia pop

No próximo dia 22, às 19h, será lançado oficialmente o livro Transversões: Ensaios de Filosofia & Pedagogia Pop (Editora Circuito, Rio de Janeiro, 2022). A obra foi escrita por Charles Feitosa, professor do Departamento de Filosofia da UNIRIO. O evento será realizado na livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316 – Espaço Itaú de Cinema).

O livro compila textos já publicados pelo autor, somados a outros ainda inéditos. As versões reunidas foram corrigidas e expandidas a partir de artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas, anais de congresso, jornais e sites de cultura.

O critério de apresentação segue o fio condutor de expor momentos de idas e vindas entre um projeto de filosofia pop e um mais amplo, de pedagogia pop. A partir da experiência de fazer e ensinar filosofia em um modo mais acessível, sem perder a densidade inerente aos conceitos, para uma proposição mais radical, provisoriamente chamada de “pedagogia pop”, ou seja, a potência de fazer e ensinar qualquer ciência ou arte de modo leve e ao mesmo tempo rigoroso, combinando conteúdos canônicos com saberes cotidianos ou oriundos da cultura de massa.