Ufac realiza workshop sobre queimadas na Amazônia

Projeto com parceria da Ufac realiza o 2º Workshop: Troca de Saberes e de Ensino sobre Queimadas na Amazônia, ministrado pela bióloga Yara Araújo Pereira de Paula, mestra em Ecologia pela Ufac. O evento teve estudantes como público-alvo; começou na segunda-feira, 20, e terminou neste sábado, 25, na sala ambiente do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, campus-sede.

O workshop abordou o tema das queimadas, incêndios florestais e suas consequências, no contexto de educação para redução do risco de desastres. “Poder motivar, engajar e trocar conhecimento com jovens cientistas, bem como buscar sonhadores, jovens ativistas, para lutar por causas socioambientais é gratificante”, disse Yara. “Mobilizar amazônidas e fortalecer vozes em seu protagonismo e local de fala, de fato, tem sido um motivador adicional para mim, porque também pertenço a esse território.”

O evento é organizado pela professora Simone Matias de Almeida Reis e alunos do curso de Ciências Biológicas da Ufac. Ela explicou que o workshop é baseado no livro “Guia de Atividades para Educação Ambiental: É Fogo!”, de Yara Araújo Pereira de Paula, a ministrante do curso.

“Yara está apresentando aos discentes o cenário de fogo para o bioma Amazônia, por meio do seu livro, alternando entre teoria e prática, discutindo metodologias científicas adaptadas ao contexto escolar”, contou Simone. “A temática de riscos e ameaças do fogo sempre é muito associada a disciplinas de Biologia, Ecologia e Geografia e o que a Yara está trazendo nesse livro e evento são metodologias para abordar essa temática no currículo escolar, de forma multidisciplinar.”

O workshop é realizado pelo projeto “Desenvolvendo a Capacidade Local para Ensinar sobre Riscos e Impactos de Incêndios Florestais e Uso Alternativo da Terra na Amazônia, Brasil”, financiado pela organização Newton, da Inglaterra. O projeto conta com parceria da Ufac, Universidade de Exeter (Inglaterra), Universidade do Estado de Mato Grosso, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Projeto Rede Pantanal e Projeto MAP-Fire.