COEX se reúne em Brasília para debater financiamento e indicadores de extensão das universidades

O Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES (COEX) reuniu-se na sede da Andifes, em Brasília, nos dias 10 e 11 de abril. Na pauta, debates sobre o financiamento e indicadores da extensão universitária, indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e o desenho e desenvolvimento do programa “Universidade Sem Muros”.

“Ao longo desses dois dias, discutimos profundamente o papel da universidade brasileira, sua condição e o lugar que ela ocupa junto à sociedade e à comunidade e a necessária abertura das universidades para a população, para uma universidade mais democrática e participativa”, afirmou o coordenador nacional do COEX, Helder Silveira.

O COEX recebeu a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, Mercedes Bustamente, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC (Difes), Tania Mara Francisco, além da participação de dois outros representantes de Colégios da Andifes, o Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (Copropi) e Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd).

Dentre os encaminhamentos, foi proposta “a elaboração de um seminário conjunto reunindo COEX, Cograd e Copropi, na sede da Capes, para que possamos debater os mecanismos de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Também avançamos em uma parceria importante com a Receita Federal do Brasil, abrindo possibilidades de colaboração das universidades com as demandas da Receita, e traçamos caminhos para o estabelecimento para os indicadores de extensão e de como estes comporão os elementos de avaliação das instituições, para que elas possam ser orçamentadas e acompanhadas do ponto de vista da regulação”, afirmou Hélder.