UFGD irá capacitar piscicultores pelo projeto “Renascer Peixe”

Professores e estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) farão a capacitação e o acompanhamento de 10 piscicultores que serão contemplados pelo projeto “Renascer Peixe”, realizado pela Prefeitura Municipal de Dourados.

Como o foco do projeto são os pequenos produtores, que estão inseridos ou desejam começar na área, os participantes terão diferentes níveis de conhecimento sobre a atividade. Para contribuir neste aspecto, os professores da UFGD ministrarão cursos sobre: preparo de viveiros, legislação na piscicultura, povoamento de peixes, arraçoamento de peixes, monitoramento da qualidade de água, monitoramento da sanidade dos peixes, biometrias e classificações, tecnologia do pescado, gestão financeira e despesca.

O intuito será de capacitar os participantes para que consigam produzir e vender os peixes com autonomia. “Durante o Renascer Peixe, a Secretaria de Agricultura Familiar irá fazer a doação das rações. Com isso, os piscicultores colocarão em prática maneiras eficientes de produzir peixe e aproveitar todo esse recurso. Além disso, outro ponto importante é que os alunos terão vivência nas propriedades rurais, locais semelhantes aos que poderão trabalhar posteriormente”, afirmou o professor Dacley Hertes Neu, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD).

Para contribuir com a formação profissional dos estudantes, eles entrarão em todas as etapas do projeto e estarão presentes nas propriedades durante o acompanhamento, que será frequente. O envolvimento no Renascer Peixe irá colaborar, inclusive, para a curricularização da extensão no curso de Engenharia de Aquicultura.

Além do professor Dacley, também participam do projeto as professoras Claucia Aparecida Honorato da Silva, Elenice Souza dos Reis Goes, Michelle Pinheiro Vetorelli, Sheila Nogueira de Oliveira, Vanessa Lewandowski e Daniele Menezes Albuquerque.

SOBRE O RENASCER PEIXE

Para impulsionar a piscicultura como opção para o produtor familiar do município, a Prefeitura de Dourados está selecionando piscicultores para o projeto Renascer Peixe, que oferecerá subsídio, suporte técnico e de logística para levar o resultado da produção ao mercado.

O projeto é financiado pelo Governo do Estado, através do programa Pró-Peixe, e surgiu da integração de esforços da Secretaria Municipal da Agricultura Familiar, da UFGD e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Serão selecionados 10 piscicultores segundo os critérios técnicos e sociais especificados no Edital de Chamada, publicado no Diário Oficial do Município, de 3 de abril de 2023. As atividades serão realizadas de maio a dezembro de 2023, quando terminar um ciclo de produção.

Os piscicultores selecionados receberão fomento nas formas de subsídio parcial de ração de peixe para um ciclo de produção, apoio logístico, acompanhamento e capacitação técnica. Como contrapartida, caberá ao piscicultor providenciar a aquisição de alevinos de tilápia, reservar local adequado para o armazenamento das rações recebidas, receber os técnicos do “Renascer Peixe” na propriedade, seguir rigorosamente as recomendações técnicas e participar das capacitações propostas ao longo do projeto.

As inscrições podem ser feitas até 2 de maio, na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, localizada na rua José Luiz da Silva, 3.350, bairro Terra Roxa. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7299 ou e-mail semafes@dourados.ms.gov.br .

Jornalismo ACS/UFGD com informações da Prefeitura de Dourados