Home Universidades Federais UFS – pesquisadores desenvolvem projeto sobre o Rio São Francisco e produzem documentário

UFS – pesquisadores desenvolvem projeto sobre o Rio São Francisco e produzem documentário

0
0

Pesquisadores da UFS estão realizando um projeto de pesquisa em parceria com escolas estaduais e outras universidades federais sobre os diferentes imaginários atribuídos ao Rio São Francisco a partir de diferentes atividades de pesquisa e a realização de um documentário. O projeto Scientia Opará, que surgiu do interesse de pesquisadores que têm em suas trajetórias, vivências e conexões com o rio São Francisco, propõe uma investigação dos entrelaçamentos do saber popular com a ciência e a literatura, tendo como ponto de partida, os caminhos do rio São Francisco, incluindo os novos caminhos traçados pela transposição.

O projeto Scientia Opará teve início em 2022

A ideia é elaborar uma trajetória de pesquisa baseada no diálogo entre os conhecimentos não científicos, por vezes, silenciados e marginalizados e o conhecimento científico relacionado aos temas de interesse da comunidade.

“É notório que o rio São Francisco exerce grande influência no imaginário popular, o que nos revela que o rio não é apenas um lugar geográfico, mas uma inspiração, estando presente nas diversas expressões artísticas de sua gente”, explica Erivanildo Lopes, professor de química da ufs e coordenador do projeto.

O projeto teve início em 2022 e tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Sergipe (SEDUC), contando com a parceria da Universidade Federal do Cariri, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Algumas atividades do projeto são realizadas em escolas públicas da região do São Francisco

Entre as atividades já realizadas estão uma série de podcast produzidos por alunos de graduação e pós graduação de química da UFS, um concurso de redação que teve como tema: “Projeto Scientia Opará: Entrelaçamentos entre saberes locais, Ciências e Literaturas”, proposto a alunos de escolas públicas da região do São Francisco, e o início das gravações de um documentário sobre o rio.

O documentário começou a ser filmado em março deste ano nos municípios de Canhoba/SE, Canindé do São Francisco/SE e Xingó/AL e tem como proposta apresentar as histórias e memórias do Rio São Francisco sob a perspectiva dos imaginários construídos sobre ele. “O documentário buscará dar visualidade a diferentes histórias relacionadas ao rio, tanto no âmbito do imaginário popular como no âmbito escolar, entrecruzando gerações que vivenciaram e ainda vivenciam as diferentes e encantadoras facetas do Velho Chico”, afirmou Erna Barros, professora do curso de Cinema da UFS.

Os episódios do podcast Scientia Opará estão disponíveis nas plataformas de streaming e o documentário tem previsão de ser lançado em 2024.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no perfil do instagram do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências: @lapeci_ufs.

Por Erna Barros – DCOS UFS

Matéria originalmente publicada em UFS

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…