Andifes e Tribunal de Contas da União prorrogam Acordo de Cooperação Técnica

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) assinaram nesta quarta-feira, 26 de abril, termo aditivo prorrogando por sessenta meses o Acordo de Cooperação Técnica firmado pelas duas instituições em 2018.

O Acordo de Cooperação busca o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, visando à capacitação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos e conhecimento, ao desenvolvimento institucional e da gestão pública, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum. O acordo envolve a realização de reuniões técnicas, ações de capacitação, eventos e projetos conjuntos.

De acordo com o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e titular da 4ª Diretoria de Universidades da Secretaria de Controle Externo da Educação, Leandro Santos de Brum, o acordo visa à promoção de parcerias e interlocuções. “A ideia é aprimorar a gestão e governança das instituições, para que elas possam alcançar suas estratégias e propósitos, em termos de ensino, pesquisa e extensão. É trabalho que fazemos de forma próxima das universidades. O tribunal vem aprimorando o conhecimento para tentar contribuir e colaborar com o gestor e estamos sempre abertos à Andifes e seus fóruns. Queremos manter essa proximidade e participação com as universidades e seus dirigentes”, detalhou.