RNP lança novo portal e aplicativo do ConferênciaWeb para celulares

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um novo portal, e um aplicativo do ConferênciaWeb exclusivamente dedicado para telefones celulares.  A plataforma é utilizada pela Andifes desde 2020, quando atividades como reuniões e seminários passaram a ser realizadas remotamente em razão da pandemia de Covid.

No entanto, a ferramenta do ConferênciaWeb já estava em uso em 2010, mas, conforme explica Patrick Wescley, coordenador da atualização na RNP, “13 anos depois, novas tecnologias e funcionalidades surgiram, outras não eram mais necessárias e, para integrar o portal com novas tecnologias, dentro da estrutura antiga, era difícil. Então precisávamos de uma experiência mais simples e fluída e uma nova identidade visual.”

A versão mais recente do portal possui interface pessoal, layout mais leve e traz novas funcionalidades como integração com o Microsoft Outlook, com o aplicativo e adição do idioma espanhol.

Outra novidade é o lançamento do aplicativo do ConferênciaWeb para celulares. “32% dos usuários utilizam a ConferênciaWeb via dispositivos móveis. Era possível acessar no celular pelo site, pelo navegador, mas consumia muitos recursos do celular, alguns caíam com alguma chamada. Então lançamos o aplicativo para minimizar esses problemas”, afirmou Patrick.

O Aplicativo do ConferênciaWeb pode ser baixado nos endereços:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.rnp.conferenciawebmobile

IOS: https://apps.apple.com/br/app/conferenciaweb/id1666641791

A RNP

A RNP disponibiliza internet de alta capacidade, serviços personalizados e projetos de inovação para universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, alcançando 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.

A RNP é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação, das Comunicações, Turismo, Saúde e Defesa. Criada em 1989 com o objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet para âmbito acadêmico, foi denominada inicialmente de Rede Nacional de Pesquisa.