Andifes discute formação de professores em seminário em Recife

Num mundo em que a velocidade das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas é vertiginosa, a Educação busca evoluir e avançar no mesmo compasso. Se há vinte anos o uso da internet e outras tecnologias era incipiente no ambiente escolar, hoje é quase indissociável de todo o processo educacional, da pré-escola à pós-graduação. Daqui a vinte anos a educação também será substancialmente diferente dos modelos atuais, com novas tecnologias, metodologias e objetivos.

Na impossibilidade de prever o futuro, com base nas pesquisas e experiências, devemos imaginá-lo. O exercício do imaginar ajuda a materializar e preparar as condições do que será realidade. No horizonte de incertezas inerentes a esse exercício, há uma afirmação segura: a educação do futuro passa, necessariamente, pelos professores e professoras.

E para discutir, imaginar a Educação no futuro, a Andifes realiza o Seminário Andifes Formação de Professores, na cidade de Recife (PE), nos dias 18 e 19 de maio, segunda etapa do ciclo de seminários promovidos pela Andifes com o objetivo de pensar, debater e propor ideias sobre a qualidade do ensino superior, da educação básica, da ciência, tecnologia, inovação, dos profissionais do futuro, da expansão, inclusão, desenvolvimento e da relação com a sociedade.

O aluno e aluna do futuro já nasceram, e seus professores e professoras estão iniciando suas jornadas formativas. Quais habilidades, conhecimentos, tecnologias e técnicas este docente deverá dominar para corresponder ao cenário e processo educativo dos próximos anos? Quais as responsabilidades dos gestores da educação na formação de professores? E das universidades federais? Qual a responsabilidade dos atores da educação com o projeto de desenvolvimento nacional soberano e inclusivo?

À luz da experiência histórica e com os dados da realidade atual, mas com olhos no futuro da educação, as mesas propostas para o seminário foram idealizadas para debater a formação de professores, a realidade, desafios e perspectivas, propondo ações que visem atender às perspectivas do modelo de formação necessário e preparatório para os próximos anos e décadas.

Para contribuir com essas discussões, a Andifes receberá na capital pernambucana convidados que vivenciam e estudam a educação e a formação docente, da pré-escola à pós-graduação, na Ciência, Tecnologia e Inovação no dia a dia para desenhar, imaginar e estimular o processo de construção da educação e do professor e professora do amanhã.

O seminário será transmitido pelo canal da Andifes no YouTube.

Serviço:

Seminário Andifes Formação de Professores
Data e horário: 18 e 19 de maio de 2023
Local: Recife – PE