Home Universidades Federais UFU desenvolve produto à base de canabidiol para tratamento de dor crônica

UFU desenvolve produto à base de canabidiol para tratamento de dor crônica

0
0

A Cannabis sativa, também conhecida como maconha, tem sido objeto de investigação científica em todo o mundo devido às suas propriedades terapêuticas. Recentemente, o projeto de mestrado desenvolvido por mim no Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica do Laboratório de Nanobiotecnologia Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho, do Instituto de Biotecnologia da UFU, levou à criação de uma nanoformulação natural que encapsula canabidiol como um tratamento promissor, barato, escalonável e seguro contra dor crônica.

Ele também poderá ser eventualmente avaliado para tratar uma série de condições médicas, como epilepsia, doença de Alzheimer e mal de Parkinson.

O presente projeto é orientado pela Dra. Lígia Nunes de Morais Ribeiro e conta com uma colaboração multidisciplinar envolvendo a Dra. Luciana Machado Bastos, Dra. B. Beatriz Fonseca, Dr. Carlos Ueira Vieira e Dra. Tamiris Sabrina Rodrigues da Universidade Federal de Uberlândia.

Até o momento, as formulações apresentaram estabilidade físico-química a longo prazo, biocompatibilidade em modelos biológicos alternativos de drosófila (mosca de banana) e embrião de galinha, além de testes de eficácia em drosófila.

Considerando todos os resultados promissores obtidos até o momento, este sistema será avaliado com relação à capacidade de eliminar sintomas dolorosos em cães que possuam alguma condição de dor crônica já pré-estabelecida.

O desenvolvimento deste novo produto à base de cannabis representa um importante passo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e de outros animais, além de contribuir para a discussão e democratização do uso medicinal do óleo de cannabis no Brasil.

Texto originalmente publicado em UFU 

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UFPE identifica duas novas espécies de esponjas marinhas

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) da Universidade Fede…