UFU desenvolve produto à base de canabidiol para tratamento de dor crônica

A Cannabis sativa, também conhecida como maconha, tem sido objeto de investigação científica em todo o mundo devido às suas propriedades terapêuticas. Recentemente, o projeto de mestrado desenvolvido por mim no Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica do Laboratório de Nanobiotecnologia Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho, do Instituto de Biotecnologia da UFU, levou à criação de uma nanoformulação natural que encapsula canabidiol como um tratamento promissor, barato, escalonável e seguro contra dor crônica.

Ele também poderá ser eventualmente avaliado para tratar uma série de condições médicas, como epilepsia, doença de Alzheimer e mal de Parkinson.

O presente projeto é orientado pela Dra. Lígia Nunes de Morais Ribeiro e conta com uma colaboração multidisciplinar envolvendo a Dra. Luciana Machado Bastos, Dra. B. Beatriz Fonseca, Dr. Carlos Ueira Vieira e Dra. Tamiris Sabrina Rodrigues da Universidade Federal de Uberlândia.

Até o momento, as formulações apresentaram estabilidade físico-química a longo prazo, biocompatibilidade em modelos biológicos alternativos de drosófila (mosca de banana) e embrião de galinha, além de testes de eficácia em drosófila.

Considerando todos os resultados promissores obtidos até o momento, este sistema será avaliado com relação à capacidade de eliminar sintomas dolorosos em cães que possuam alguma condição de dor crônica já pré-estabelecida.

O desenvolvimento deste novo produto à base de cannabis representa um importante passo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e de outros animais, além de contribuir para a discussão e democratização do uso medicinal do óleo de cannabis no Brasil.

Texto originalmente publicado em UFU