Home Na Mídia UnB cria equipamento para testar resistência de turbinas de avião

UnB cria equipamento para testar resistência de turbinas de avião

0
0

Um equipamento desenvolvido por professores da Universidade de Brasília (UnB) pode testar as turbinas de voo utilizadas nos aviões. Ele é capaz de avaliar o desempenho e o desgaste das turbinas, além de acompanhar o aparecimento de rachaduras causadas pelo desgaste do metal da pá e disco.

Segundo a UnB, o equipamento é o único no mundo capaz de simular em ambiente de laboratório as condições reais a que as turbinas são submetidas durante os voos. O objetivo é auxiliar no aperfeiçoamento das peças, garantir melhor desempenho dos motores e prevenir possíveis acidentes.

De acordo com José Alexander, professor do departamento de engenharia mecânica da UnB e coordenador do projeto, a máquina foi projetada também para desenvolver um programa de suporte que seja capaz de prever a durabilidade das turbinas. Assim, diz o pesquisador, elas podem ser trocadas antes do aparecimento de uma possível rachadura, garantindo voos mais seguros.

Para a construção da máquina foram gastos cerca de R$ 3 milhões. Outros R$ 988 mil foram usados para adquirir as peças necessárias para os testes.

A pesquisa já dura dois anos e recebe financiamento da Safran, conglomerado francês que atua nos ramos de defesa, equipamentos e comunicação, e que fabrica motores para aviões e helicópteros.

“Trata-se de pesquisa de alto nível, cara, mas com resultados vitais para o projeto e para segurança do motor da aeronave”, diz José Alexander, coordenador do projeto.

Texto originalmente publicado em G1

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe um comentário

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…