UnB cria equipamento para testar resistência de turbinas de avião

Um equipamento desenvolvido por professores da Universidade de Brasília (UnB) pode testar as turbinas de voo utilizadas nos aviões. Ele é capaz de avaliar o desempenho e o desgaste das turbinas, além de acompanhar o aparecimento de rachaduras causadas pelo desgaste do metal da pá e disco.

Segundo a UnB, o equipamento é o único no mundo capaz de simular em ambiente de laboratório as condições reais a que as turbinas são submetidas durante os voos. O objetivo é auxiliar no aperfeiçoamento das peças, garantir melhor desempenho dos motores e prevenir possíveis acidentes.

De acordo com José Alexander, professor do departamento de engenharia mecânica da UnB e coordenador do projeto, a máquina foi projetada também para desenvolver um programa de suporte que seja capaz de prever a durabilidade das turbinas. Assim, diz o pesquisador, elas podem ser trocadas antes do aparecimento de uma possível rachadura, garantindo voos mais seguros.

Para a construção da máquina foram gastos cerca de R$ 3 milhões. Outros R$ 988 mil foram usados para adquirir as peças necessárias para os testes.

A pesquisa já dura dois anos e recebe financiamento da Safran, conglomerado francês que atua nos ramos de defesa, equipamentos e comunicação, e que fabrica motores para aviões e helicópteros.

“Trata-se de pesquisa de alto nível, cara, mas com resultados vitais para o projeto e para segurança do motor da aeronave”, diz José Alexander, coordenador do projeto.

Texto originalmente publicado em G1