Plataforma Ecograd é atualizada e lança três novos painéis com dados da educação superior

A EcoGrad, plataforma tecnológica do ecossistema de dados da graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que fazem parte da Andifes, atualizou todos os seus painéis com os dados do Censo da Educação Superior 2021, último levantamento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), e também ganhou três novos painéis com dados sobre evasão e trancamento de cursos seccionados por etnia e sexo dos estudantes de graduação das universidades federais.

“A plataforma EcoGrad foi fruto de longos anos de trabalho, e consegue congregar em uma estrutura de B.I. [Business Intelligence, na sigla em inglês], informações que são necessárias para o desenvolvimento dos cursos de graduação. Nesse sentido, o EcoGrad agora está sofrendo uma atualização, com a disponibilização de novos painéis, e aperfeiçoamento da usabilidade de alguns aspectos do portal. Todas essas atualizações e inovações foram feitas em conjunto com pesquisa e demandas das nossas IFES [Instituições Federais de Ensino Superior], principalmente no que impacta os cursos de graduação”, explicou Jeronimo Tybucsh, coordenador-nacional do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd).

O Censo da Educação Superior 2021 foi divulgado em novembro do ano passado pelo Inep e seus dados foram incorporados à plataforma EcoGrad, reunindo dados para o compartilhamento de informações entre gestores das universidades, com o propósito de aperfeiçoar as práticas de gestão dos cursos de graduação.

“Nos últimos dois anos, tivemos mudanças na estrutura do Censo [da Educação Superior, do Inep], o que foi um dos principais desafios para atualizar a plataforma. O Inep, para atender às determinações da LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados], teve que fazer uma reformulação e uma codificação nos dados disponíveis publicamente ou não para proteger as informações sensíveis dos alunos. A gente já tinha uma forma de coletar esses dados, e tivemos que reformular toda nossa metodologia de coleta de dados, inclusive adaptar os painéis para que fosse mantida a qualidade da informação disponível”, explicou Socorro Lima, ex-coordenadora do Cograd e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma.

Em março foram finalizadas as atualizações de todos os painéis, “e agora o foco é melhorar a experiência dos usuários, ou seja, os gestores institucionais das universidades federais associadas à Andifes, e também na criação de novos painéis, que possam contribuir na tomada de decisão”, explicou José Jorge Dias, do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do desenvolvimento da plataforma.

A plataforma EcoGrad apresenta painéis intuitivos e interativos sobre ocupação, evasão, diplomação, indicadores de qualidade da graduação, empregabilidade, informações sobre políticas públicas e mapa de boas práticas e experiências relevantes nas universidades federais associadas à Andifes, utilizando sempre dados obtidos em bases qualificadas e oficiais, cedidos pelas próprias universidades ou produzidas pelo MEC, como o Censo da Educação Superior.

Outra novidade é o lançamento de três painéis para ampliar a base de dados e o aprimorar a quantidade de informações disponíveis para que gestores das universidades e pró-reitores e pró-reitoras de graduação possam fazer mais explorações sobre dados e movimentos da educação superior. “O primeiro novo painel lançado é uma análise a partir da dimensão de etnias. O gestor poderá visualizar o quantitativo e a proporção percentual de ingressantes, matriculados e formados em cada etnia. O segundo painel permite visualizar os números absolutos e proporcionais de ingressantes, matriculados e formados por sexo. E o terceiro trata sobre mais dados de evasão e trancamentos em uma perspectiva anual”, detalhou Dias.

Para ampliar e melhorar a utilização da plataforma EcoGrad, está sendo planejada a oferta de uma formação para as equipes de pró-reitores das IFES associadas à Andifes, incluindo aspectos sobre a importância de uso de dados e indicadores na gestão acadêmica da graduação, a melhor forma de utilizar a plataforma para a gestão, entre outros conteúdos que contribuam na perspectiva de uma gestão fundamentada em dados no contexto das nossas universidades, sempre com o foco na melhoria dos cursos de graduação.