UFSC oferece minicurso gratuito para identificar mentiras na Internet

O minicurso Identificando mentiras na internet será realizado na próxima quarta-feira, 31 de maio, das 19h às 21h, em uma sala virtual enviada por e-mail aos inscritos. As inscrições devem ser realizadas até terça-feira, 30 de maio, pelo link. A atividade é oferecida pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (CIDAD), projeto de extensão da UFSC e UDESC.

As fake news, tão presentes no nosso cotidiano atual, são somente uma das formas que as mentiras encontram para serem propagadas pela internet. Através de exemplos práticos e abordando termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o curso pretende ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis fakes, golpes por SMS, marketings fraudulentos, entre outros; mostrando de que forma podemos confiar (e desconfiar) nas informações que recebemos diariamente.

O ministrante de curso é Leonardo Ripoll, doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), e bibliotecário da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro tem como público-alvo toda a comunidade, principalmente pessoas com pouca familiaridade nas dinâmicas atuais de uso das redes e aplicativos. O minicurso é gratuito e emitirá certificados aos participantes.

Texto originalmente publicado em UFSC