UFOB, UFSB, UFCA e Unifesspa celebram uma década de criação neste 5 de junho

A data de 5 de junho marca o aniversário de dez anos de quatro universidades federais brasileiras. A Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) completam hoje uma década de criação, solidificando a expansão e interiorização do sistema universitário do país, ampliando o acesso dos estudantes a um ensino superior federal público, gratuito, inclusivo e de excelência.

Estas universidades também foram importantes para o desenvolvimento econômico e social das localidades em que estão inseridas, afetando positivamente a vida de milhares de pessoas ligadas às comunidades acadêmicas, à vida universitária e ao cotidiano de pesquisa, ensino e extensão promovido por essas novas instituições, distribuídas por diferentes regiões do país.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) é uma instituição multicampi, sediada na cidade de Marabá, com campi em Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Xinguara, criada pela Lei nº 12.824, publicada em 5 de junho de 2013.

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), localizada no Sul e Extremo Sul do estado da Bahia, Brasil está estruturada em três campi: Campus Jorge Amado, em Itabuna, onde está localizada a sede da universidade, o Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e o Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, que ofertam cursos nas áreas de formação geral e saúde. A UFSB foi criada pela lei n.º 12.818 de 5 de junho de 2013.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é sediada na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Possui campus nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó. Sua criação foi sancionada pela Lei 12,815 de 5 de junho de 2013.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) é sediada na cidade de Barreiras, Bahia. A UFOB tem cinco campi nas cidades baianas de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra, Luís Eduardo Magalhães e em Santa Maria da Vitória. Foi anunciada em agosto de 2011 e sancionada pela Lei nº 12.825 de 5 de junho de 2013.