Ufam e Universidade portuguesa realizam a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Aveiro (Portugal), com o apoio do Governo do Estado do Amazonas realizam, de 19 a 23 de junho, a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, em Manaus e Itacoatiara. O evento ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Com objetivo de refletir sobre os desafios da tomada de decisão em políticas públicas e o papel da ciência dos dados para qualificar a concepção, a implementação e a avaliação dessas políticas. Busca-se realçar a importância da decisão tecnicamente informada, apoiada em abordagens integradoras de várias fontes de informação e de conhecimento, de modo a contribuir para processos mais qualificados, participados, transparentes e consequentes. Pretende-se dinamizar espaços de debate e de troca de experiências, sobre os diversos domínios prioritários da investigação e inovação; criar condições singulares para refletir sobre os desafios e oportunidades do crescente manancial de dados disponíveis e da capacidade computacional e tecnológica que caracterizam os tempos atuais, na resposta aos cada vez mais complexos e exigentes desafios da sociedade.

O evento também promove a II Conferência de Ciência de Dados para as Ciências SociaisO caráter internacional e a vertente interdisciplinar que se procura promover traduz-se no intercâmbio científico-tecnológico e na difusão de conhecimento envolvendo investigadores de diversos países e domínios de atuação e escalas de intervenção.

No sentido de estimular o debate em torno das dimensões sociais, econômicas, ambientais e territoriais que marcam o atual contexto territorial, bem como a partilha de contributos de diferentes áreas disciplinares para a capacitação dos processos de tomada de decisão, definem-se como temas centrais:  Ambiente natural, recursos e desenvolvimento rural, Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Dados Abertos e Big Data; Data Mining; Deep learning; Desenvolvimento urbano e regional sustentável; Desporto e desenvolvimento regional; Economia energética e ambiental; Educação e saúde; Governação e política pública; Habitação, reabilitação e imobiliária; Infraestrutura, transporte e acessibilidade; Inovação social, integração, pobreza e exclusão; Inteligência Artificial; Machine Learning; Mitigação e adaptação às alterações climáticas; Modelos e métodos na ciência regional; População, migração e mercado de trabalho; Resiliência regional e crise; Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas de Informação Geográfica e modelos de localização; Turismo e cultura; Visualização de dados.

O evento se destina a acadêmicos e investigadores, profissionais, técnicos que tenham trabalhado e se interessem pelos temas do Desenvolvimento Regional/Políticas Públicas e Ciência dos dados/Sistemas de Apoio à Decisão a submeter os seus trabalhos. A data limite para submissão de artigos é até o dia 10 de junho.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores Hidelbrando Ferreira Rodrigues (Ufam),  João Lourenço Marques (Universidade de Aveiro), Monique Borges (Universidade de Aveiro); Paulo Batista (Universidade de Aveiro); Daniel Barros de Lima (Ufam); Rute Holanda Lopes Alves (Ufam) e  Neibe Araújo Jr (Faculdade La Salle).

Link do evento.

Link da programação.

Texto originalmente publicado em UFAM