Home Universidades Federais Ufam e Universidade portuguesa realizam a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas

Ufam e Universidade portuguesa realizam a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas

0
0

A Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Aveiro (Portugal), com o apoio do Governo do Estado do Amazonas realizam, de 19 a 23 de junho, a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, em Manaus e Itacoatiara. O evento ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Com objetivo de refletir sobre os desafios da tomada de decisão em políticas públicas e o papel da ciência dos dados para qualificar a concepção, a implementação e a avaliação dessas políticas. Busca-se realçar a importância da decisão tecnicamente informada, apoiada em abordagens integradoras de várias fontes de informação e de conhecimento, de modo a contribuir para processos mais qualificados, participados, transparentes e consequentes. Pretende-se dinamizar espaços de debate e de troca de experiências, sobre os diversos domínios prioritários da investigação e inovação; criar condições singulares para refletir sobre os desafios e oportunidades do crescente manancial de dados disponíveis e da capacidade computacional e tecnológica que caracterizam os tempos atuais, na resposta aos cada vez mais complexos e exigentes desafios da sociedade.

O evento também promove a II Conferência de Ciência de Dados para as Ciências SociaisO caráter internacional e a vertente interdisciplinar que se procura promover traduz-se no intercâmbio científico-tecnológico e na difusão de conhecimento envolvendo investigadores de diversos países e domínios de atuação e escalas de intervenção.

No sentido de estimular o debate em torno das dimensões sociais, econômicas, ambientais e territoriais que marcam o atual contexto territorial, bem como a partilha de contributos de diferentes áreas disciplinares para a capacitação dos processos de tomada de decisão, definem-se como temas centrais:  Ambiente natural, recursos e desenvolvimento rural, Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Dados Abertos e Big Data; Data Mining; Deep learning; Desenvolvimento urbano e regional sustentável; Desporto e desenvolvimento regional; Economia energética e ambiental; Educação e saúde; Governação e política pública; Habitação, reabilitação e imobiliária; Infraestrutura, transporte e acessibilidade; Inovação social, integração, pobreza e exclusão; Inteligência Artificial; Machine Learning; Mitigação e adaptação às alterações climáticas; Modelos e métodos na ciência regional; População, migração e mercado de trabalho; Resiliência regional e crise; Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas de Informação Geográfica e modelos de localização; Turismo e cultura; Visualização de dados.

O evento se destina a acadêmicos e investigadores, profissionais, técnicos que tenham trabalhado e se interessem pelos temas do Desenvolvimento Regional/Políticas Públicas e Ciência dos dados/Sistemas de Apoio à Decisão a submeter os seus trabalhos. A data limite para submissão de artigos é até o dia 10 de junho.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores Hidelbrando Ferreira Rodrigues (Ufam),  João Lourenço Marques (Universidade de Aveiro), Monique Borges (Universidade de Aveiro); Paulo Batista (Universidade de Aveiro); Daniel Barros de Lima (Ufam); Rute Holanda Lopes Alves (Ufam) e  Neibe Araújo Jr (Faculdade La Salle).

Link do evento.

Link da programação.

Texto originalmente publicado em UFAM

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…