O desafio de conduzir uma Reitoria – Por Silvério de Paiva Freitas Júnior

Estamos oficialmente nomeados, pela Presidência da República, para um mandato de quatro anos à frente da Reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Na primeira pessoa do plural, sim: não apenas porque uma Reitoria pressupõe também uma Vice-Reitoria, mas porque nunca se faz gestão sozinho.

É preciso contar com grandes profissionais para gerir uma instituição que trabalha em prol de ideais humanistas. A UFCA, felizmente, conta com muitos deles – chamados “grandes” por serem excelentes no que fazem e, principalmente, por acreditarem que a Educação é chave para erguer uma sociedade com justiça social, com desenvolvimento sustentável e com respeito à pluralidade.

A UFCA tem ainda grandes desafios pela frente, mas é preciso reverenciar o que a consolidação de uma universidade federal já trouxe para a região do Cariri. No sul do Ceará, os caririenses hoje têm um horizonte de possibilidades ampliado no qual buscar seus sonhos e projetos de uma vida digna e próspera, sem que precisem necessariamente migrar para outras regiões.

Além disso, a nossa jovem universidade já desenvolve pesquisas de impacto acadêmico e social, beneficia a população local com projetos e programas de Extensão e Cultura e entrega novos educadores para cidades que antes sofriam com a carência de professores em diversas áreas, especialmente aquelas relacionadas às Ciências Naturais.

Agradeço à confiança que a comunidade acadêmica da UFCA depositou no nosso mandato, à minha vice, a brilhante e aguerrida professora Ledjane Sobrinho, e às famílias de todas as pessoas envolvidas com a gestão da universidade.

Nossos familiares compartilham conosco o apreço pela causa da Educação e, graças a isso, é possível lidar com as limitações que estar na gestão implica.

A todo o estado do Ceará, deixamos o compromisso de seguir inabaláveis no caminho para tornar realidade o sonho do Ensino Superior público a cada vez mais pessoas, bem como de seguir fortalecendo Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, como o Cariri merece.

*Silvério é reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Artigo originalmente publicado no Jornal O Povo