Profiap planeja dobrar número de vagas para mestrado profissional em administração pública

O Profiap, programa da Andifes que congrega 21 universidades federais na oferta de mestrado profissional em administração pública em rede nacional, planeja dobrar o número de vagas ofertadas nos próximos anos. Criado inicialmente para atender a uma demanda de qualificação dos servidores técnicos-administrativos das universidades federais, a rede Profiap oferta, hoje, aproximadamente 400 vagas anuais, em curso de mestrado em formato semipresencial.

“Hoje ofertamos metade das vagas para o público de técnicos-administrativos das universidades, e metade para a demanda social”, explica Teresa Cristina Carneiro, presidente do comitê gestor da rede Profiap,  que se reuniu na sede da Andifes, em Brasília, nos dias 6 e 7 de junho. “O comitê veio participar do 10º Encontro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (EBAP), que reúne coordenadores de programas de pós-graduação na área de administração pública, e ocorre na capital federal de 5 a 7 deste mês”, explica Teresa.

“Viemos participar do EBAP e, junto ao Copropi [Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior], também fomos a uma reunião na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] para tratar da possível expansão da rede [do Profiap]. Há pelo menos vinte universidades que querem fazer parte da rede. Hoje somos 21 universidades e, com a entrada de outras vinte novas universidades praticamente dobraríamos de tamanho e número de vagas ofertadas”, afirmou Teresa.

A Andifes é a gestora do Profiap e que colocou a proposta da APCN [Apresentação de Proposta de Novo Curso] para a Capes. É também a Andifes quem nomeia o comitê gestor, detalha Teresa. “Exatamente porque o Profiap foi criado para atender a uma demanda dos servidores técnicos das universidades federais, a Andifes solicitou a um grupo de professores que criassem a APCN. Desde então, a Andifes vem dando todo o apoio que a gente precisa, tanto na questão institucional, que são as conversas com a Capes, quanto na nomeação desse comitê gestor e no trabalho do comitê, que cuida academicamente do curso, mas também gere os recursos financeiros aportados para a Rede”, disse a presidente do comitê gestor do Profiap.

Após a reunião com a Capes, o comitê está sistematizando todos os documentos solicitados para poder fazer a proposta de ampliação da rede e oferta de novos cursos, o que deve ser feito a partir de 2024, conclui Teresa.