Home Andifes Reitores da UFCA, UFTM, UFRJ e Unirio tomam posse em Brasília

Reitores da UFCA, UFTM, UFRJ e Unirio tomam posse em Brasília

0
0

Os reitores Silvério de Paiva Freitas Júnior, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Marinalva Vieira Barbosa, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), José da Costa Filho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Roberto de Andrade Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tomaram posse na sexta-feira (7), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). A solenidade teve a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Secretária da Secretaria de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, reitores, do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, parlamentares, docentes e representantes de entidades da educação. Todos os mandatos são para o período de 2023 a 2027.

Camilo Santana destacou o compromisso do Governo Federal com a educação gratuita e de qualidade e a necessidade de aproximar a gestão pública da universidade. “Quero reforçar nosso compromisso de garantir a autonomia da universidade, os investimentos, a inclusão e focar nossa pesquisa na solução dos reais problemas da população no dia a dia”, declarou.

Para o reitor Silvério de Paiva (UFCA), o momento político e social em que a posse ocorre é de retomada da vitalidade da democracia brasileira e universitária. “É apenas um começo, pois o nosso país tem um grande passivo social e econômico a ser resolvido, e nessa empreitada a educação superior tem um protagonismo indiscutível, e contamos com o governo do presidente Lula para continuar avançando na nobre missão de transformar vidas e realidades”, afirmou.

Já a reitora Marinalva Vieira Barbosa (UFTM) falou da relevância das políticas públicas para a educação como um meio efetivo de mobilidade social, transformação da qualidade de vida em sociedade. “Faço tal afirmação da posição de quem teve a formação e a carreira acadêmicas resultantes dessas políticas. As universidades federais são fundamentais para a ampliação de políticas educacionais pautadas no respeito à diversidade, no protagonismo da ciência e, sobretudo, na insistência e na construção de uma sociedade menos desigual”, detalhou.

O exercício da democracia nas universidades foi lembrada pelo reitor José da Costa Filho (Unirio), ao falar do respeito pela vontade da comunidade acadêmica na nomeação dos dirigentes. “Retomada da democracia no sentido amplo, com justiça social, com respeito pelos direitos humanos, com valorização da diversidade cultural, religiosa, étnica e de gênero em nosso país. Esse é também o horizonte que deverá guiar as nossas universidades e a Unirio nos próximos quatro anos”, disse.

O reitor Roberto Medronho (UFRJ) falou do papel social da universidade e da importância da atuação conjunta. “A UFRJ sempre se posicionou em prol da democracia, da autonomia universitária, ao lado da população, contra toda forma de opressão e estará aqui ao seu lado, ministro, ao lado do presidente Lula, ao lado de todos os que hoje prezam pela democracia e pelo progresso deste país, pelo humanismo. Estaremos, a UFRJ, UFCA, UFTM e nossa coirmã a Unirio, e todas as outras [universidades] federais nessa luta em prol da saúde, da esperança, da educação, rumo a um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário, mais sustentável e mais saudável”, finalizou.

Assista ao vídeo da cerimônia de posse dos reitores da UFCA, UFTM, UFRJ e Unirio na íntegra:

Foto Camilo Santana: Luis Fortes/MEC

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Andifes

Deixe um comentário

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…