Home Uncategorized Andifes recebe Ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e secretária Denise Pires

Andifes recebe Ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e secretária Denise Pires

0
1

O Conselho Pleno da Andifes recebeu, nesta quinta-feira, 24, em sua 162ª Reunião Extraordinária a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil (MGI), Esther Dweck. Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ministra participou pela manhã da reunião do Pleno, fazendo uma breve apresentação da estrutura do ministério criado pelo atual governo para concentrar as ações e demanda de gestão e inovação na administração pública federal e os principais projetos envolvendo o sistema de universidades federais.

“A ideia foi apresentar minimamente como está organizado o ministério e o que já existe de parceria com as universidades, e ficar à disposição para novas parcerias. As universidades e a área de educação, como um todo, é o maior segmento da administração pública federal. E para um ministério voltado para fortalecer o Estado brasileiro, a parceria com a área de educação e, em especial com as universidades, é essencial. E por ser professora, é claro que eu tenho um carinho especial, mas as universidades são um instrumento central do Estado que precisamos fortalecer, e vim aqui para deixar o ministério à disposição para avançarmos nas pautas de gestão de pessoa, infraestrutura e transformação digital”, afirmou a ministra.

Na sequência, o Conselho Pleno recebeu a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, acompanhada pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, pela diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES, Tania Mara Francisco, e pela diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Gisele Viana Pires, que fizeram breves explanações sobre as ações e programas das suas diretorias.

“A parceria da Sesu com a Andifes é fundamental. O intuito é estreitar, cada vez mais, os laços. A Andifes deve ser nossa referência e estará sempre dentro dos grupos de trabalho, dos comitês e das comissões, não só da Sesu, mas também da Secretaria de Educação Básica, da Secadi, da Seres, porque aqui temos aqui um conjunto de pensadores e de gestores da educação superior, e eles são muito importantes para nós que estamos na administração central”, disse Denise.

Ainda pela manhã, o Pleno da Andifes recebeu a Procuradora-Geral Federal da Advocacia-Geral da União, Adriana Maia Venturin. “Estamos em uma missão de reaproximação com o ambiente acadêmico, docentes e discentes. O papel da Procuradoria-Geral Federal é atender juridicamente nossos clientes, o que inclui as universidades públicas federais. Então, temos que estar próximos dos gestores, entender o que o gestor quer e viabilizar isso de forma juridicamente segura para que a gente possa alcançar os anseios de uma política pública duradoura voltada para o cidadão. É um privilégio e uma honra poder dialogar com uma plateia tão qualificada e que representa o que há de mais importante no nosso léxico de políticas, que é a educação”, destacou a procuradora.

O período da tarde foi dedicado aos informes dos colégios e fóruns assessores da Andifes. O coordenador nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Franklin Matos apresentou um panorama das finanças e execuções orçamentárias do sistema de universidades federais. Em seguida, Mirian Dantas, coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), destacou as principais ações do fórum na área de gestão de pessoas das universidades federais, e Maíra Bittencourt, coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), com Marcelo Cafrune, chefe de gabinete do ministro da Secom, Paulo Pimenta, o assessor da Secom, Octavio Penna  Pieranti, e Vancarlos Alves, gerente executivo de planejamento da EBC, abordaram as possibilidades de parceria das universidades federais com o sistema de radiodifusão público brasileiro.

O coordenador nacional do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (Copropi), Flávio Demarco, destacou as recentes ações do Colégio para ampliar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e inovações no âmbito das universidades, e a coordenadora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), Renata Bielemann detalhou ações recentes no sentido de avançar no processo de internacionalização das universidades federais brasileiras e destacou o sucesso do programa Andifes Idiomas Sem Fronteira (IsF), que oferece cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros – para todas as instituições credenciadas à Rede IsF da Andifes.

A 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno se encerrou após informes gerais dos reitores e a homologação das novas composições dos diretórios regionais da Andifes.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Uncategorized

Deixe um comentário

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…