Home Universidades Federais Ufes terá plataforma para conectar estudantes e egressos com o mundo do trabalho

Ufes terá plataforma para conectar estudantes e egressos com o mundo do trabalho

0
1

A Ufes vai adquirir os serviços de uma plataforma digital para conectar, gerenciar e impulsionar todos os aspectos do desenvolvimento profissional de seus alunos e as relações com o mercado de trabalho. A plataforma fará parte do projeto Carreiras Ufes, cujo objetivo é criar uma conexão mais forte com o mundo do trabalho, estreitando os laços entre estudantes, egressos e instituições geradores de oportunidades; acompanhá-los em seu percurso profissional; e avaliar o impacto dos cursos de graduação ou pós-graduação; além de oferecer uma série de outros serviços, como informações sobre eventos, assessoria no preparo e atualização de currículos e apoio para estruturação de suas carreiras.

A fase piloto do projeto será destinada a cerca de 2,8 mil estudantes e egressos dos cursos do Centro Tecnológico, e será lançada durante a Semana do Conhecimento da Ufes, entre os dias 16 e 21 de outubro, em Vitória. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o projeto Carreiras adotará a plataforma Symplicity, que proporciona um ambiente na web para gerenciamento de informações dessa natureza. A assinatura do contrato entre a Universidade e a empresa Simplicity Brasil será no dia 29 de agosto, às 10h30, no auditório do Centro Tecnológico da Ufes (CT), bloco CT-I, no campus de Goiabeiras.

A diretora de Apoio Acadêmico da Prograd, Margarete Moraes, disse que o propósito é ajudar os estudantes finalistas a construírem suas carreiras e auxiliar os egressos no mercado de trabalho. “Além de estudantes e egressos, serão cadastradas na plataforma as empresas para oferta de vagas de trabalho e estágio. O projeto piloto vai ser implantado no CT e terá duração de um ano, durante o qual poderemos analisar o desempenho e ajustar seu funcionamento. Em seguida, pretendemos expandir para os outros centros de ensino da Ufes”, afirmou.

Moraes disse também que o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI) 2021-2030 tem como um dos seus objetivos estratégicos a melhoraria do relacionamento com os egressos e com o setor produtivo. “Isso motivou a busca por uma solução tecnológica que nos ajudasse nessa missão. Foi criada uma comissão para apontar caminhos e essa plataforma foi uma das alternativas encontradas. Além disso, a Ufes pretende estreitar a relação com os egressos para que eles voltem para a pós-graduação da Universidade. Por outro lado, esse é mais um serviço que vai motivar os futuros alunos a estudarem numa instituição que possui uma plataforma de orientação de carreira. Não deixa de ser uma estratégia de prevenção de evasão e melhoria de acesso”, destacou Moraes.

Acompanhamento

O diretor do CT, Lorenzo Luchi, afirmou que está acompanhando e participando do processo de estruturação da plataforma, com uma equipe de servidores em treinamento juntamente com servidores da Prograd. Para ele, a expectativa é que a plataforma propicie maior interação com as empresas e os egressos. “Nós, do Centro Tecnológico, abraçamos a ideia, já que nossos cursos têm uma relação direta com o mercado de trabalho e essa plataforma vai nos ajudar a ampliar essa relação”, afirmou

A empresa Symplicity Brasil possui mais de 2 mil clientes em 36 países, atendendo mais de 42 milhões de estudantes e egressos. Segundo a empresa, o objetivo é apoiar as instituições de ensino superior no gerenciamento de todos os aspectos da jornada de estudantes e egressos até o mercado de trabalho.

Por Hélio Marchioni

Texto originalmente publicado em UFES

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…