Home Destaque Andifes aprova retorno da UFC, UFERSA, UFVJM e UNIFEI como associadas

Andifes aprova retorno da UFC, UFERSA, UFVJM e UNIFEI como associadas

0
2

Por aclamação, o Conselho Pleno da Andifes aprovou, nesta quarta-feira, 13, o retorno como filiadas à Andifes a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

As quatro universidades federais solicitaram a refiliação à Andifes e tiveram aceitação unânime pelos reitores e reitoras presentes na CXCV Reunião Ordinária, realizada na sede da entidade, em Brasília.

Reitor da UFC, Custódio Almeida

“Sempre entendemos que a Andifes é uma associação que fortalece o movimento político para garantir as conquistas do ensino superior no Brasil. É a grande porta de conversa com o Governo Federal, quase que a porta oficial e única. Refiliar à Andifes significa retomar um processo de construção da política nesse País. O retorno significa, para nós, voltar a fazer parte desse espaço político importantíssimo para a educação superior no Brasil”, afirmou o reitor da UFC, Custódio Almeida, na primeira participação como reitor em um Pleno da Andifes.

Reitor da Unifei, Edson da Costa Bortoni

Para o reitor Edson da Costa Bortoni, o retorno ao quadro de filiadas da Andifes marca um novo tempo para a Unifei. “É uma alegria muito grande, são novos tempos, após momentos muito agudos e difíceis. Vendo a importância e inserção da Andifes, solicitamos a refiliação, e quero dizer meu muito obrigado pela aceitação. Esperamos continuar a fazer esse excelente trabalho”, destacou.

Reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira

A reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, também agradeceu pelo acolhimento. “Podem contar comigo para trabalhar pela educação do nosso semiárido brasileiro. A Ufersa tem orgulho de ter em seu nome o ‘Rural’ e o ‘Semiárido’, e quero agradecer a Andifes pela recepção”, disse.

Reitor da UFVJM, Heron Bonadiman

Já o reitor Heron Bonadiman, da UFVJM, agradeceu ao pleno da Andifes pela aceitação da refiliação e afirmou que a universidade “passou quatro anos de isolamento e ficou alijada de todo o debate nacional. Peço a ajuda na nossa reconstrução, pois temos um potencial de crescimento extraordinário. Estou muito feliz de representar a UFVJM na volta para a Andifes e para o debate. Nossa universidade está de portas abertas para fazer a contribuição ao ensino superior no país”.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB), lembrou que todas as quatro universidades aprovaram em seus conselhos universitários a refiliação à Andifes, e destacou que “a aprovação, nos termos do estatuto da Andifes, e por aclamação, do retorno destas quatro universidades mostra a força de nossa associação. A Andifes cresce, e isso é muito importante para podermos avançar nas pautas da educação superior e da ciência em nosso país”.

Com o retorno da UFC, UFERSA, UFVJM e UNIFEI a Andifes volta a representar todas as 69 universidades federais do Brasil.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Destaque

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes trata sobre pautas das universidades federais com ministro Alexandre Padilha

Em continuidade às agendas com o Governo Federal, a presidente da Andifes, reitora Márcia …