Evento está marcado para o dia 20, às 12h, no palco do Salão de Atos.
Alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados que se autodeclaram pretos ou pardos se reunirão, no dia 20 de novembro, às 12h, para a tradicional foto das pessoas negras da UFRGS. A foto, realizada no Dia da Consciência Negra, busca dar visibilidade à presença de pessoas negras na Universidade, que vem crescendo nos últimos anos e ganhou impulso com as ações afirmativas na pós-graduação e em concursos para servidores. O ato marca um momento de reflexão e comemoração quanto aos avanços na implementação de políticas públicas e ações afirmativas passados 135 anos da abolição da escravatura no Brasil.
A atividade ocorrerá no palco do Salão de Atos e integra o Novembro Negro na UFRGS, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neabi).
Também no dia 20, no mesmo local, estão previstas mais de uma dezena de atividades que congregam arte, reflexão, cultura, ancestralidade, pertencimento, música, empoderamento, dança, poesia, coletividade, troca de experiências e partilha de conhecimento. A programação fornece certificado de participação, via Pró-Reitoria de Extensão. Na manhã do dia 20, ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa in memoriam ao poeta e negro Oliveira Silveira, com transmissão ao vivo no Salão de Atos da UFRGS e tradução na Língua Brasileira de Sinais.
Mais informações sobre o Novembro Negro podem ser acessadas em: www.ufrgs.br/novembronegro.