Home Universidades Federais UFPR firma parceria internacional para cursos de turismo inteligente

UFPR firma parceria internacional para cursos de turismo inteligente

0
0

Na tarde da segunda-feira (20), na Sala de Cerimônias “Ernesto de los Campos”, do Edifício sede da Prefeitura de Montevidéu, aconteceu o evento para assinatura de uma parceria internacional para cursos de qualificação em turismo inteligente.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, juntamente com a prefeita de Montevidéu, Carolina Cosso, participaram da cerimônia de assinatura do acordo, que contou ainda com a participação da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM), Universidade de la República (Udelar), Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Universidade Nacional del Nordeste (UNNE), Instituto Ciudad del Futuro (ICF), Sociedade Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas (SEGITTUR) do Governo Espanhol.

O acordo visa a instrumentalização do primeiro curso de formação em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), a ser ministrado Montevidéu e Curitiba, com certificação pelas universidades participantes e apoio técnico do Instituto Ciudad del Futuro e da Sociedade Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas.

O primeiro curso está agendado para março de 2024, em Curitiba, durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). O segundo curso está previsto para junho do mesmo ano, em Montevidéu, durante o evento Turismo 360.

A iniciativa, fruto de um convênio entre as prefeituras de Montevidéu e Curitiba, além da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), tem como objetivo promover a articulação entre administrações públicas municipais e instituições de ensino superior. A AUGM, entidade signatária direta, esteve representada pelo secretário-executivo Álvaro Rico.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, “a UFPR se destaca como protagonista nesse processo, promovendo a educação e o intercâmbio de conhecimentos para a construção de destinos turísticos cada vez mais inteligentes e eficientes”. Esse evento representa um passo significativo na cooperação internacional entre as cidades e instituições de ensino, visando o desenvolvimento sustentável e inovador do turismo nas regiões envolvidas.

Fonte: UFPR 

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

FNE publica moções aprovadas na Conae 2024

O Fórum Nacional de Educação (FNE) torna público o conjunto das 57 (cinquenta e sete) Moçõ…