Home Uncategorized Andifes trata sobre orçamento das universidades para 2024 com senador Beto Faro, relator da Educação

Andifes trata sobre orçamento das universidades para 2024 com senador Beto Faro, relator da Educação

0
0

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), e o vice-presidente, reitor José Daniel Diniz (UFRN), se reuniram com o senador Beto Faro (PT-PA), relator setorial de Educação do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 (PLN 29/2023), na tarde dessa terça-feira (21), em Brasília.

A presidente relatou o esforço que tem sido feito pela Andifes junto ao Congresso Nacional para a recuperação do orçamento das Universidades Federais na Lei Orçamentária Anual de 2024. Os reitores apresentaram um histórico dos orçamentos das universidades desde 2010, destacando as grandes perdas sofridas nos últimos anos e ressaltando a necessidade de um acréscimo de R$ 2,5 bilhões na LOA de 2024, de maneira a recuperar o orçamento de 2010, corrigido pelo IPCA.

O senador afirmou que irá avaliar todas as possibilidades para suplementar o valor e se comprometeu em voltar a conversar com a Andifes antes de fechar o relatório setorial da educação. “As universidades devem ser vistas com atenção. Eu mesmo sempre destino emendas individuais às universidades do Pará”, finalizou o relator.

PL 2699/2011

Após a reunião com o senador, a presidente e o vice-presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão e reitor José Daniel, acompanharam, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a leitura do relatório da deputada Ana Pimentel (PT-MG) pela aprovação do projeto de lei 2699 de 2011, que trata sobre a nomeação dos reitores e reitoras das universidades federais. Como houve pedido de vistas, a matéria deverá ser votada na próxima terça-feira. A proposta tem o apoio da Andifes e tem sido amplamente debatida com parlamentares e com entidades representativas da Educação.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Uncategorized

Deixe um comentário

Vejam também

FNE publica moções aprovadas na Conae 2024

O Fórum Nacional de Educação (FNE) torna público o conjunto das 57 (cinquenta e sete) Moçõ…