Home Universidades Federais UFRR – I Jornada Roraimense de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidadecomeça amanhã

UFRR – I Jornada Roraimense de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidadecomeça amanhã

0
0

Com o tema “O papel do Estado diante das demandas socioambientais em tempos de mudanças climáticas”, a Universidade Federal de Roraima realiza no período de 29 de novembro a 01 de dezembro a I Jornada Roraimense de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. O evento ocorre durante os três dias, das 18h até 22h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Paricarana. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição de forma gratuita por meio de formulário eletrônico. Participantes receberão certificado.

A programação contará com palestras e debates com o público participante sobre assuntos que envolvem demandas socioambientais, mudanças climáticas, gestão ambiental e territorial indígenas. O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) e outros órgãos e entidades públicas em Roraima, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e outros. Destacam-se ainda os apoios da CoopHorta e do Sebrae para a realização do evento. A partir das palestras e subsequentes debates com o público, pretende-se elaborar a “Carta de Intenções Socioambientais de Entidades Públicas em Roraima”.

Segundo o coordenador geral do evento e professor do departamento de Contabilidade da UFRR, Luciano Alberto Ferreira, nesta primeira edição, o objetivo é aproximar acadêmicos, egressos e profissionais das ciências sociais aplicadas com as realidades e práticas que envolvam as relações entre Estado, meio ambiente e povos indígenas/comunidades tradicionais em Roraima. “Nossa intenção é estabelecer um espaço democrático e plural para compartilhar e debater conhecimentos e experiências de planejamentos, ações e de emprego de tecnologias de gestão e de poder pelos órgãos e entidades estatais no atendimento dessas demandas”, afirmou o professor.

De acordo com a organização, a escolha do tema levou em conta o cenário atual do estado de Roraima e da Amazônia que vive um dos períodos mais graves de estiagem, além da preocupação em analisar o desenvolvimento regional a partir de conhecimentos e práticas acerca das tecnologias das ciências sociais aplicadas.

A I Jornada Roraimense de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade surgiu a partir do programa de extensão “Tecnologias Sociais Aplicadas no Contexto Amazônico Caribenho” associado ao Departamento de Ciências Contábeis (Dcon) e Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON) da UFRR. O encontro será dividido em três edições com o propósito de ampliar e transmitir conhecimentos sobre as áreas de ciências aplicadas no contexto real roraimense.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

FNE publica moções aprovadas na Conae 2024

O Fórum Nacional de Educação (FNE) torna público o conjunto das 57 (cinquenta e sete) Moçõ…