Andifes realiza em Recife a 193ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno

A Andifes realizou, no dia 19 de maio, em Recife (PE), a 193ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno. Na pauta, ações dos colégios e fóruns assessores da Andifes e debate sobre o orçamento das universidades federais.

A reunião se iniciou com informes de Mirian Dantas, coordenadora nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), que atualizou os reitores e reitoras presentes sobre as mais recentes reuniões do Fórum para tratar questões de carreira e gestão de pessoas nas universidades. Em seguida, a nova coordenadora nacional do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), Renata Bielemann, apresentou-se ao Pleno e relatou os últimos movimentos do Conselho para a internacionalização das universidades federais brasileiras.

Ainda na parte dos informes, Maíra Bittencourt, coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), apresentou ações do colegiado em parceria com órgãos públicos de comunicação na divulgação das ações das universidades federais. Em seguida, Flávio DeMarco, coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (Copropi), relatou a recente reunião do Copropi, com participação de representantes da Capes, CNPq, e do Ministério da Igualdade Racial.

Para o presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), a reunião do Conselho Pleno foi muito proveitosa. “Aprovamos a carta com o resultado do Seminário realizado em 18 e 19 de maio, sobre a formação de professores. Além disso, foi comunicado aos reitores e reitoras do Pleno que haverá uma reunião extraordinária nas próximas semanas para apreciar a minuta legislativa que altera a forma de escolha de reitores, minuta aprovada na manhã desta sexta-feira, 19, pela Comissão de Autonomia da Andifes”, concluiu.