Home Andifes Conselho Pleno da Andifes realiza reunião em Brasília

Conselho Pleno da Andifes realiza reunião em Brasília

0
0

A Andifes realizou a CXCV Reunião Ordinária do Conselho Pleno, nos dias 13 e 14 de agosto, na sede da entidade, em Brasília. A reunião se iniciou com a aprovação do retorno como filiadas à Andifes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Com isso, a Andifes volta a representar todas as 69 universidades federais brasileiras.

Em seguida, a coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SOU_Ciência), Soraya Smaili (Unifesp), apresentou o Painel do Financiamento das Universidades Federais: série histórica e atualidade, que reúne dados financeiros e orçamentários de todas as universidades federais, de 2000 a 2022.

“O Sou_Ciência tem muitos dados e o intuito é apresentar [aos reitores e reitoras] este painel, que ainda vai ser lançado, para que possamos juntos e juntas atuarmos para melhorar nossos orçamentos. É uma parceria que se fortalece, para contribuir para o desenvolvimento do país, mas, também, para mostrarmos para a sociedade a importância de nossas universidades”, afirmou Soraya Smaili.

O primeiro dia do Conselho Pleno também teve a participação de Tania Mara Francisco, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que apresentou um panorama sobre os recursos para a educação superior disponíveis no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 e as possibilidades de investimento nas universidades federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A discussão orçamentária ocorre após a diretoria-executiva da Andifes ter se reunido com o ministro da Educação, Camilo Santana, quando, dentre outros temas, entregou um ofício específico sobre dotação e recomposição orçamentária das universidades federais para 2023, para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, e para o período até 2026, último ano do atual Governo.

O segundo dia da Reunião teve a apresentação do coordenador nacional do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), Jerônimo Tybusch, sobre formas de ingresso e processos seletivos para as IFES e a situação atual do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Em seguida, foi formalizada a abertura das inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2023 e o lançamento do 4º Concurso Audiovisual da Andifes.

Na sequência, o coordenador nacional do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), Andrés Menéndez, fez uma apresentação sobre o uso seguro das Tecnologias de Informação e comunicação nas IFES.

“Foi um Pleno com uma grande presença de reitores e reitoras e bastante produtivo, no qual recompusemos algumas comissões e completamos o diretório nacional. Fizemos também um debate bem profundo sobre a situação orçamentária de nossas universidades, principalmente sobre o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) 2024 com a Comissão de Financiamento da Andifes apresentando seus dados e sua visão do que precisamos em termos de orçamento para as universidades”, afirmou a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB).

A reitora também destacou a parceria com a Unifesp no SOU_Ciência, que apresentou um Painel de Financiamento das Universidades, a ser lançado em conjunto com a Andifes. “Encerramos com uma discussão importante com o Cograd, sobre ingresso na graduação e SISU e, também, com o CGTIC, com quem falamos sobre desafios de TI (Tecnologia da Informação) nas universidades”, concluiu a presidente da Andifes.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Andifes

Deixe um comentário

Vejam também

UNIFEI inaugura Centro de Hidrogênio Verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, esteve na Universidade Fede…