Entidades científicas e acadêmicas publicam nota sobre severo corte do orçamento
Novo presidente da Ebserh destaca protagonismo das universidades federais
“As universidades cumprem um papel estratégico no desenvolvimento do País”, afirma presidente da Andifes

Vídeos

Áudio

Enquete

Qual a sua opinião sobre a reforma do Ensino Médio?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Artigos

Mais mulheres na ciência: um desafio de todos nós

Márcia Abrahão A presença de mulheres na academia tem sido crescente. A título de exemplo, na Universidade de Brasília (UnB), somos maioria entre os estudantes de graduação, mestrado, doutorado e na residência médica. Também temos mais mulheres como técnicas administrativas. Só perdemos numericamente entre os docentes: há 241 professores homens a mais do que o quantitativo de professoras.

8 de março: basta de violência contra as mulheres. Em defesa da democracia

O dia 8 de março, consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher, nos reforça o sentimento de que a sociedade brasileira reage com indignação com a condição da mulher no Brasil, covardemente vitimizada em pleno século 21 por meio das mais diferentes manifestações de violência e injustiças. 

Editoras Universitárias

EDUFRB publica “Alegoria da angústia”, fruto de tese de professor

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) publica o livro “Alegoria da angústia: um estudo sobre a função da angústia e o desassossego na literatura” (2019) de autoria do professor e pesquisador Hugo Juliano Duarte Matias, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Editora UFMG lança o livro Marilia e Dirceu

“Uma história do tempo do Brasil colônia, no tempo dos inconfidentes, é diferente das histórias europeias de amor. Nem Romeu nem Julieta, nem Tristão nem Isolda, nem Smögen nem Magor. Minas, pelo Ouro, tudo encobre e tudo revela.” Ruth Silviano Brandão apresenta, com este texto extraído do prefácio, seu novo livro: Marília e Dirceu, uma leitura crítico-poética de Marília de Dirceu de Tomas Antônio Gonzaga.