Universidades celebram Mês da Consciência Negra
Representes da Ciência e Tecnologia tratam sobre MP dos fundos patrimoniais com senadora Ana Amélia
Entidades científicas discutem recursos para o orçamento de 2019

Vídeos

Áudio

Eventos

Não há Eventos

Enquete

Qual a sua opinião sobre a reforma do Ensino Médio?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Artigos

Alerta: Universidades brasileiras censuradas

Sei que estamos num momento tenso, mas algo de muito grave vem acontecendo nos últimos dias que merece que paremos tudo e prestemos atenção agora: a nossa liberdade de expressão (que espero que sobreviva a estas eleições) está sofrendo restrições inauditas e as universidades estão sendo censuradas. É um processo que segue o modo como as restrições de direitos e a erosão das democracias modernas têm geralmente ocorrido: por meio do “normal funcionamento das instituições” e, neste caso em particular, por determinações da Justiça Eleitoral.

Universidade, Constituição Cidadã e Eleições 2018

A Universidade pública é patrimônio do povo brasileiro. É lugar de produção de conhecimento científico, de arte e cultura, de formação profissional e cidadã de gerações de brasileiros e brasileiras. Tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do país e presta serviços imensuráveis ao conjunto da sociedade. Tem sido um espaço de defesa dos mais altos valores da humanidade – democracia, direitos humanos e proteção à vida e ao meio ambiente.

Editoras Universitárias

EdUFSCar – Livro aborda o processo de metropolização no Brasil contemporâneo

A EdUFSCar está lançando o livro “Dinâmica demográfica e socioespacial no Brasil metropolitano: convergências e especificações regionais”, organizado por José Marcos Pinto da Cunha. A obra surge com o objetivo de ampliar a reflexão sobre temas urbanos e metropolitanos, com base em redes estabelecidas como a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep).

Com debates e propostas sobre a Economia do Amazonas, obra comporá o acervo da Ufam

“Cada artigo, cada ensaio que compõe os capítulos do livro se constitui como um desafio ao pensamento sobre a Amazônia”. Assim o economista, empresário, escritor e colunista econômico Osíris Silva define a principal contribuição da obra “Economia do Amazonas: visões do ontem, do hoje e do amanhã”, ao entregar 25 exemplares ao reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na tarde de terça-feira, 13 de novembro.