Andifes participa de posse do novo presidente do TSE e reafirma apoio ao processo eleitoral

A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve presente, nesta terça-feira (16), na posse do ministro Alexandre de Moraes para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, e do ministro Ricardo Lewandowski para a vice-presidência. Moraes assumiu a presidência substituindo o ministro Edson Fachin, em cerimônia realizada no auditório do TSE, em Brasília, e comandará a corte eleitoral até 2024.

No evento estiveram presentes o presidente do Superior Tribunal Federal, ministro Luiz Fux e todos os demais ministros da suprema corte, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, respectivamente Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, além de 22 governadores, 41 embaixadores e quatro ex-presidentes da República.

Em junho a Andifes e as entidades da educação superior pública assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro. Como uma das ações dessa parceria, no mês de julho, a Andifes, junto ao Conif, lançou uma campanha nacional pelo respeito à democracia e reafirmando a confiança das entidades no processo eleitoral, na justiça eleitoral e nas urnas eletrônicas, com a participação das universidades e dos institutos federais.

Em ato de reconhecimento da importância das universidades federais para a democracia, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, pronunciou uma fala histórica em participação na 188ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na sede da entidade em 28 de julho, em Brasília.

Para o secretário executivo da Andifes, a solenidade de posse foi um reflexo do anseio da sociedade civil pela valorização da democracia. “Foi simbólico e importante que, além dos três poderes constituídos, estivessem representadas também na cerimônia a sociedade civil, a academia e a comunidade científica, neste ato que, de certo modo, denota a ampla adesão dos brasileiros e brasileiras aos valores democráticos e ao respeito ao processo eleitoral”, afirmou.

Leia aqui a íntegra do discurso de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE.